OBSERVA_LGP  
  O OBSERVA_LGP constituiu-se enquanto observatório, após a verificação da necessidade sentida pelos alunos Surdos da PRO_LGP de criar gestos terminológicos consensuais para eles. Estes gestos reportaram-se sempre às várias áreas do saber com as quais eles começaram a ter um contacto mais aprofundado, nomeadamente a Linguística, as Ciências da Educação e as Neurociências.

Nestes três domínios do saber, e após o conhecimento estar sólido – tendo em conta que os participantes do OBSERVA_LGP aprovaram, previamente, as respectivas Unidades Curriculares das quais se pretendeu elaborar a terminologia gestual - os alunos Surdos reuniram-se para discutir os gestos apropriados para determinados conceitos.

A elicitação dos conceitos, através do processo de "esvaziamento terminológico" dos manuais da colecção PRO_LGP e a metodologia terminológica na concepção do verbete e na produção de um novo gesto terminológico foi orientada pela Prof. Doutora Ana Mineiro.

A orientação das sessões em LGP foi da responsabilidade de Amílcar Morais, nativo de LGP e considerado pela Comunidade Surda portuguesa como um modelo "linguístico" na LGP.

As discussões envolveram apenas alunos Surdos nativos e fluentes em LGP e a escolha de um gesto terminológico em detrimento de outro candidato a gesto terminológico foi feita através de votação e exclusivamente por gestuantes Surdos.

O verbete completo com o termo e o gesto, assim como a definição em língua portuguesa e em LGP foi revisto pelos Surdos do OBSERVA_LGP assim como pelos consultores deste projecto que estiveram envolvidos na tarefa de revisão deste Dicionário Terminológico em LGP.